sábado, 23 de abril de 2011

Desentupir Sanitas

Por muito que tenha vivido, ainda não experienciou nada até ter que desentupir uma bela duma sanita...

Haverá coisinha mais desagradável e com potencial de dar a volta ao estômago do que DESENTUPIR UMA SANITA ?
Cuidado com o que usa!


Pois bem, aqui fica um pouco da minha experiência. Caso se depare com a triste visão de uma sanita entupida e a transbordar de água e sabe-se mais lá o quê, deixo algumas dicas de uso imediato! Vamos chamar-lhe:
Operação Desentupir Sanita


Avalie eficazmente o dano

Isto quer dizer que o método usado depende do que estiver a entupir a sanita. Imagine que se trata de um entupimento leve por acumular de papel higiénico (pelo amor de Deus, não enfie toalhitas Dodot lá para dentro!). Nestes casos, esperar pode mesmo ser a melhor solução... a água vai ficar presa na sanita e a simples pressão da força da gravidade, combinada com um leve empurrão da nossa parte (não use as mãos, ao invés recomendo um desentupidor...), pode ser suficiente para desentupir a sanita.

Para aumentar um pouco o ritmo da coisa, experimente verter um pouco de sabão líquido na sanita. Deixe-o assentar em baixo e depois despejo uma bacia de água bem quente! As propriedades do sabão agem como lubrificantes e pode ajudar a descolar os detritos da lateral da canalização de escoamento de água.

Importante:
Esta técnica funciona se a sanita não estiver totalmente cheia. No caso de estar bastante cheia, faça de outra forma: a sanita é projectada para conter aproximadamente um reservatório de água e pouco mais.

Entupimentos mais complicados


Se estiver com a dita pressa (ou aflitinho de usar a sanita), pode usar um aparelhinho mágico chamado desentupidor de sanita. É importante que exista mesmo um entupimento sólido o suficiente para criar sucção e pressão necessárias para remover a obstrução. Utilize o desentupidor como um êmbolo. i.e. fixe-o na saída de escoamento e depois faça movimentos vigorosos para desentupir a sanita. 

Métodos Ultra - Super Eficazes para Desentupir Sanitas!

Sei que isto pode parecer desesperante mas garanto-vos que já usei e funciona:

O Método do Cabide
Não, não é para assaltar carros! Se estiver mesmo aflito (perdoem o trocadilho ;-) pode ser tentador utilizar um cabide de arame para alcançar o que está preso e assim rapidamente permitir o escoamento da água. Problemas mais comuns: os canos têm curvas, certo?!? Logo, ou o entupimento está bastante perto, ou então prepare-e para dar uma de MacGyver e aplicar uma enormidade de curvas no cabide de arame. 
Lembre-se também que o fio do gancho pode arranhar a porcelana da sanita, por isso tenha lá um bocado de cuidado.

Se já tentou tudo o que falámos acima e mesmo assim nada, não se sinta desesperado. Pode sempre usar um daqueles cabos bicha. É, o nome é bicha mesmo...mas eles são muito fáceis de usar. 

Basta colocar a ponta do cabo na entrada da sanita e ir começando a desenrolar. O cabo estende-se e com um pouco de pressão vai desentupindo e removendo todos os detritos que encontrar. Se a dada altura encontrar uma certa resistência, toca a enrolar o cabo todo outra vez e retire a "surpresa" que vêm com ele. Repita o processo até desentupir a sanita. 

Último reduto do assalto à Sanita
Já tentou tudo e mesmo assim, continua com água pela barba...
Os profissionais canalizadores usam aspiradores especiais e máquinas para desentupimentos.  Quanto a produtos de limpeza por favor tenha em mente que estes produtos podem ser muito agressivos para os canos e também nunca vi nenhum desses produtos ser amigo do ambiente.
É verdade que certas enzimas podem ser adquiridas para desentupir sanitas mas elas vão literalmente corroer resíduos e canos. Também não é um método muito rápido.
Em alguns casos, quando a sanita entupiu, você vai mesmo precisar de um canalizador. Vá ao www.google.pt e procure “Canalizadores”. De certeza que encontra alguém que lhe sirva!




Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial