domingo, 19 de dezembro de 2010

Esquentador Eléctrico - Como Reparar Vulcano, Vaillant, Junkers e Ignis.

Aqui ficam algumas dicas sobre como reparar esquentadores das marcas acima, nomeadamente Esquentadores Vulcano, Vaillant, Junkers ou Ignis. Na realidade vou tentar ser bastante geral para poder dar para outros.

A maioria das vezes os mesmos 2 ou 3 erros são responsáveis por grande parte das avarias (quem conhece a regra de Paretto?).


Esquentador eléctrico – como funciona e como repará-los
A maioria destes esquentadores tem 2 termóstatos, um na parte de cima do depósito de água e outro na parte de baixo e normalmente estão protegidos por protecção metálica. O termóstato superior tem um switch que desliga a electricidade no caso de a água ficar demasiado quente. Normalmente existe um botão reset par voltar a reiniciar o switch (se esta protecção é activada, por norma é indicador de que algo está errado com o esquentador).

O meu esquentador já não aquece, o que fazer?
Primeiro, remova a cobertura do termóstato superior e verifique se o switch disparou. Caso tenha disparado, faça o reset. Verifique se à tensão nos terminais do switch (normalmente marcados como L2). Se não há tensão eléctrica, verifique os disjuntores e as ligações eléctricas que alimentam o esquentador.
O meu esquentador não tem água quente suficiente ou a água não aquece:
Quando o topo do depósito de água está quente, o termóstato superior desliga as resistências de cima e transfere potência para o termóstato e resistência de baixo. Se o termóst ato de baixo está avariado então a parte de baixo do depósito de água não vai ser aquecido e o fornecimento de água vai ser afectado.
Verifique a corrente eléctrica nos terminais do termóstato superior, onde a potência é enviada para o termóstato e resistência de baixo. Se não existir corrente então deve substituir o termóstato superior. Se existir corrente verifique se está presente na resistência de baixo. Se não estiver presente troque o termóstato de baixo.
Se a corrente chegar ao termostato de baixo então a resistência deverá ficar quente. Se não ficar quente, troque-o. Outra possibilidade é o tubo de imersão estar partido. Verifique o tubo e se estiver partido substituo-a.
O esquentador aquece demasiado a água:
A causa mais provável é o termóstato. Verifique a potência na resistência do topo. Se estiver corrente eléctrica presente na resistência então o termóstato deve estar defeituoso. Se a corrente eléctrica estiver presente na resistência de baixo, então é o termóstato de baixo que está defeituoso.
Outra possibilidade é o termóstato não estar bem encostado ao depósito de água.
A válvula de segurança do meu esquentador está a verter:
A válvula de segurança entra em funcionamento se a temperatura ou a pressão é demasiado alta.
Se a válvula de entrada é alimentada directamente a partir da principal, sem válvulas de segurança para dissipar a pressão ou válvulas de retenção entre eles, quando a resistência aquece a água ela expande e retorna para trás em direcção à válvula principal.
Se, contudo, há um bloqueio, como por exemplo uma válvula de retenção ou válvula redutora de pressão com um desvio defeituoso, o aumento do volume de água não tem para onde ir e a pressão aumenta.
Ao colocar um tanque de expansão na linha da entrada dá ao volume expandido um local para ir e assim evitar o funcionamento da válvula de segurança.
Outra possibilidade é a pressão da água na rede ter aumentado acima das definições da válvula de segurança. 
Ouço, vindo do esquentador, um som de estalo ou o ruído de algo a bater:
Calcário pode acumular-se sobre os elementos de aquecimento causando todos os tipos de ruídos que ocorrem durante o aquecimento. Tente remover os elementos de aquecimento e limpos ou substituí-los.
O esquentador cheira mal:
Certos tipos de bactérias podem reagir com a vara de ânodo de magnésio, resultando num odor de ovo podre. Limpar o tanque com cloro ou substituir a barra de ânodo de alumínio normalmente vai resolver o problema.
O depósito do meu esquentador está a vazar ou a verter:
Bem… ai não há muito mais a fazer, quando isso acontece é porque o depósito de água do seu esquentador tem alguma rachadura ou fissura. A única solução é trocar por outro depósito.

Etiquetas: , , , , , ,