sábado, 23 de abril de 2011

Reparar Caldeiras: Assistência Baxi Roca, Ferroli, Vulcano e Vaillant

Hoje, debruço-me (mas pouco para não cair..) sobre como reparar caldeiras.

A caldeira é talvez dos equipamentos menos notados e mais importantes de uma casa. No caso de estar numa casa antiga, ainda sem ar-condicionado, é muito provável que possua uma caldeira com radiadores para aquecer o seu apartamento ou moradia. Muito provavelmente já notou que o aquecimento central já não funciona tão bem como no início. Talvez a caldeira demore mais a aquecer ou então consuma mais que originalmente. É normal uma caldeira de aquecimento central necessitar de pequenos arranjos e neste post vou focar-me nas marcas que conheço melhor, neste caso por ter trabalhado na Assistencia Roca, Baxi,  Ferroli, Vulcano e Vaillant.

Assistencia Roca, Baxi, Vulcano e Vaillant

Abaixo deixo alguns problemas comuns a ambas as marcas e que podem ser reparados por si:
Radiadores não aquecem
Teste os radiadores de sua casa regularmente. Se alguns deles emitem calor mas outros não, então o mais provável é que se trate de um problema da caldeira. Um problema bastante comum é algum vazamento de ar nas tubagens.Abra a válvula no topo do radiador de modo a aliviar a pressão mas feche-a logo se começar a verter água (provavelmente condensação).
Radiadores emitem pouco calor
 Monitorize a quantidade de calor recebido por parte de cada um dos radiadores. Se perceber que algum dos radiadores está a emitir menos calor, poderá existir um problema que cause baixa pressão nesse aparelho. Vá checkar a pressão no pressostato (aparelho que mede pressão em Bar) da caldeira. Se estiver abaixo de 0,8 Bar, terá de adicionar água ao reservatório da caldeira.  
Caldeira com luz piloto apagado
Se a luz piloto não acender não precisa ficar logo em pânico. Verifique se apesar disso, os radiadores continuam a emitir calor. Muitas vezes, é apenas a luz do piloto que avariou. Dê o tempo suficiente para a caldeira aquecer novamente e verificar se a luz piloto acende. Caso não acenda mas note que os radiadores estão a emitir calor, troque a lâmpada piloto.
Caldeira a vazar água
Verifique o chão perto da sua caldeira. Se notar que existe um vazamento de água e não for por outras causas (por exemplo na casa das caldeiras por vezes algumas pessoas instalam também outras máquinas propensas a vazar água, como máquinas de lavar roupa), verifique imediatamente o pressostato e certifique-se da pressão da caldeira. Se for muito alto, em geral acima de 1,05 Bar, esvazie rapidamente alguma água do reservatório até obter uma pressão mais estável e normalizada, por volta dos 0,8 Bar.
Aquecimento central com tubagem solta
Verifique todos os parafusos na sua tubagem de distribuição do aquecimento central. Uma boa solução para evitar problemas é agendar manutenções preventivas da sua caldeira, pelo menos uma vez por ano.

Etiquetas: , , , ,

Desentupir Sanitas

Por muito que tenha vivido, ainda não experienciou nada até ter que desentupir uma bela duma sanita...

Haverá coisinha mais desagradável e com potencial de dar a volta ao estômago do que DESENTUPIR UMA SANITA ?
Cuidado com o que usa!


Pois bem, aqui fica um pouco da minha experiência. Caso se depare com a triste visão de uma sanita entupida e a transbordar de água e sabe-se mais lá o quê, deixo algumas dicas de uso imediato! Vamos chamar-lhe:
Operação Desentupir Sanita


Avalie eficazmente o dano

Isto quer dizer que o método usado depende do que estiver a entupir a sanita. Imagine que se trata de um entupimento leve por acumular de papel higiénico (pelo amor de Deus, não enfie toalhitas Dodot lá para dentro!). Nestes casos, esperar pode mesmo ser a melhor solução... a água vai ficar presa na sanita e a simples pressão da força da gravidade, combinada com um leve empurrão da nossa parte (não use as mãos, ao invés recomendo um desentupidor...), pode ser suficiente para desentupir a sanita.

Para aumentar um pouco o ritmo da coisa, experimente verter um pouco de sabão líquido na sanita. Deixe-o assentar em baixo e depois despejo uma bacia de água bem quente! As propriedades do sabão agem como lubrificantes e pode ajudar a descolar os detritos da lateral da canalização de escoamento de água.

Importante:
Esta técnica funciona se a sanita não estiver totalmente cheia. No caso de estar bastante cheia, faça de outra forma: a sanita é projectada para conter aproximadamente um reservatório de água e pouco mais.

Entupimentos mais complicados


Se estiver com a dita pressa (ou aflitinho de usar a sanita), pode usar um aparelhinho mágico chamado desentupidor de sanita. É importante que exista mesmo um entupimento sólido o suficiente para criar sucção e pressão necessárias para remover a obstrução. Utilize o desentupidor como um êmbolo. i.e. fixe-o na saída de escoamento e depois faça movimentos vigorosos para desentupir a sanita. 

Métodos Ultra - Super Eficazes para Desentupir Sanitas!

Sei que isto pode parecer desesperante mas garanto-vos que já usei e funciona:

O Método do Cabide
Não, não é para assaltar carros! Se estiver mesmo aflito (perdoem o trocadilho ;-) pode ser tentador utilizar um cabide de arame para alcançar o que está preso e assim rapidamente permitir o escoamento da água. Problemas mais comuns: os canos têm curvas, certo?!? Logo, ou o entupimento está bastante perto, ou então prepare-e para dar uma de MacGyver e aplicar uma enormidade de curvas no cabide de arame. 
Lembre-se também que o fio do gancho pode arranhar a porcelana da sanita, por isso tenha lá um bocado de cuidado.

Se já tentou tudo o que falámos acima e mesmo assim nada, não se sinta desesperado. Pode sempre usar um daqueles cabos bicha. É, o nome é bicha mesmo...mas eles são muito fáceis de usar. 

Basta colocar a ponta do cabo na entrada da sanita e ir começando a desenrolar. O cabo estende-se e com um pouco de pressão vai desentupindo e removendo todos os detritos que encontrar. Se a dada altura encontrar uma certa resistência, toca a enrolar o cabo todo outra vez e retire a "surpresa" que vêm com ele. Repita o processo até desentupir a sanita. 

Último reduto do assalto à Sanita
Já tentou tudo e mesmo assim, continua com água pela barba...
Os profissionais canalizadores usam aspiradores especiais e máquinas para desentupimentos.  Quanto a produtos de limpeza por favor tenha em mente que estes produtos podem ser muito agressivos para os canos e também nunca vi nenhum desses produtos ser amigo do ambiente.
É verdade que certas enzimas podem ser adquiridas para desentupir sanitas mas elas vão literalmente corroer resíduos e canos. Também não é um método muito rápido.
Em alguns casos, quando a sanita entupiu, você vai mesmo precisar de um canalizador. Vá ao www.google.pt e procure “Canalizadores”. De certeza que encontra alguém que lhe sirva!




Etiquetas: , ,